1579

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Camamu

A Prefeitura de Camamu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (29), um curso de capacitação em Tuberculose.

Fonte: Ascom-Camamu
30/03/2022 às 11h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Camamu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (29), um curso de capacitação em Tuberculose. A qualificação foi ministrada pelo Sanitarista Coordenador da Vigilância Epidemiológica do núcleo regional do Estado da Bahia, Alex Miranda.

O curso teve como objetivo de instrumentalizar médicos e enfermeiros da Atenção Básica, oferecendo assim, aos usuários da rede de atendimento um diagnóstico mais preciso ao portador da doença, possibilitando um tratamento mais rápido e mais eficaz, uma vez que a tuberculose é infecciosa e transmissível.

A doença é causada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis e transmitida pelo ar, podendo atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Os sintomas são tosse acima de duas semanas, febre, suor noturno, perda de peso e dor no tórax. O tratamento da doença é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam assistência aos portadores. O tratamento deve ser realizado durante seis meses, sem interrupção para que não haja resistência aos medicamentos. Na tuberculose multirresistente, o tratamento se estende por dois anos ou mais.