1579

Prefeitura Municipal de Camamu

Pular para o conteúdo

II Semana de amostra da educação escolar quilombola

Fonte: Ascom-Camamu
06/11/2019 às 10h33

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Camamu promove a II Semana de mostra da Educação Escolar Quilombola através da secretaria de Educação e Cultura.

Esta mostra traz como tema PARTEIRAS: Mãos que amparam, um projeto desenvolvido pela... com objetivo de conhecer e divulgar o trabalho das mulheres parteiras da comunidade quilombola e sua contribuição para o Município, valorizando os saberes e as práticas tradicionais da Arte de Partejar.

No Brasil, anualmente, são realizados, em média, 41 mil partos domiciliares, desses a maioria é assistido por parteiras tradicionais. Esses números nos mostram que as parteiras tradicionais existem e que seus trabalhos deveriam estar dentre as preocupações de gestores e profissionais de saúde de todas as regiões, principalmente Norte, Centro Oeste e Nordeste. Além disso, o parto domiciliar assistido por parteira tradicional é um direito reprodutivo reconhecido por autoridades nacionais e internacionais de saúde.

Em Camamu o trabalho das parteiras é conhecido pela população e possui parteiras referendadas em todas as comunidades, por isso esse projeto é de grande importância para o reconhecimento do impacto na saúde pública, principalmente em comunidades distantes da rede de atendimento hospitalar.

Todas as escolas quilombolas estarão apresentando seus trabalhos, acompanhem a agenda de 05/11 a 14/11.

Datas

Comunidade

Período

05/11

Porto do Campo

Tapuia

Manhã

Tarde

06/11

Barroso

Manhã

07/11

Pimenteira

Acaraí

Ilha de Tapuia

Manhã

Tarde

Manhã

08/11

Garcia

Manhã

12/11

Jetimana

Manhã

14/11

Pedra Rasa

Tarde