1579

Prefeitura Municipal de Camamu

Pular para o conteúdo

Vice-prefeita de Camamu debate na SDR o plano de desenvolvimento rural do município

Fonte: Ascom-Camamu
01/02/2021 às 08h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A vice-prefeita de Camamu Juciaria Batista esteve acompanhada de secretários municipais em audiência com o secretário Josias Gomes e Jeandro Ribeiro – chefe de Gabinete da SDR.

Juciaria, foi recebida em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), onde apresentou o Plano de Desenvolvimento Rural do município. Também presentes na reunião Jeandro Ribeiro, chefe de Gabinete da SDR, Fernando Antônio dos Santos, secretário municipal de Agricultura, Pedro Tavares (Pedroca), secretário de Desenvolvimento Econômico de Camamu, e Juciano Duarte, assessor especial do Gabinete.

Segundo a vice-prefeita Juciaria, o principal tema debatido foi a elaboração – pela Secretaria de Agricultura de Camamu, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – do Plano de Desenvolvimento Rural em parceria com a SDR. “Esse plano visa identificar as potencialidades agrícolas do município para promovermos o apoio aos agricultores familiares visando o desenvolvimento econômico de Camamu”, destaca Juciaria Batista.

Segundo ela, o plano visa traçar os objetivos estratégicos para a agricultura nas comunidades tradicionais e assentamentos. Um dos pontos é a construção da sustentabilidade através dos princípios agroecológicos e promover o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente, com a conservação dos recursos naturais.

Também prevê a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) à agricultura familiar respeitando os princípios da agroecologia. “Queremos garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional da população do Baixo Sul, além do acesso da população à infraestrutura, saneamento e habitação. Outra meta é consolidar a comercialização dos produtos agrícolas de boa qualidade, aumentando a venda em diferentes espaços”, destaca a vice-prefeita de Camamu.

Ela ainda cita que deverá ser promovida a reestruturação agrária do município, o apoio aos segmentos de Pesca e Aquicultura, com programas e projetos para as comunidades pesqueiras e quilombolas, e a construção alternativas de turismo ecológico, e solidário